
Boa tarde pessoal !!
Estou atendendo um paciente de 38 anos com dores fortes na articulação do femur com a bacia, que irradia pela perna esquerda, também tem choques na região da cintura que se espalham pela perna até os pés. Foi detectado pelo Médico Hernia Discal na Vertebra T5 .
Vários pontos do canal da bexiga e rins estavam tão doloridos que o consulente não aguenta toque (B60,B40, B36, B25 e outros).
Após o uso das técnicas de ventosaterapia, quiroacupuntura, auriculoterapia e sistêmica o consulente teve uma melhora significativa ao longo do tratamento
Em uma conversa informal após a sessão perguntei se o mesmo tomava água durante o dia e a resposta foi:
"Não tomo água". Novamente perguntei: "Você toma pouca água?" - Resposta - "Não tomo água e nem sinto sede".
Por esse motivo resolvi escrever este post para salientar a importância da Água para o corpo humano e para toda forma de vida, estando ela diretamente ligada a os Ossos, aos Rins e a Bexiga, aos líquidos corporais, ao ouvido, aos dentes, as dores lombares, disfinções sexuais e por ai vai.
Alguns trechos foram tirados do site www.docelimão.com.br por estar bem explicado e sem necessidade de modificações.
Para início, 4 observações importantes:
1- o Yang do Rim está ligado ao físico
2- o Yin do Rim está ligado a memória
3- O rim é o portão da vitalidade
4- o Rim é a fonte do Yin e Yang primário
Os rins controlam o metabolismo da água. O equilíbrio do yin e do yang nos rins determina a eficiência do metabolismo da água no corpo. Quando o yang do rim ou o qi do rim estão deficientes, urina em excesso ou edema (suor devido à retenção severa de fluído) podem ocorrer. Os rins retêm o qi
Os rins produzem medula e estão conectados ao cérebro. A medula tem uma função muito mais ampla na Medicina Tradicional Chinesa do que na medicina ocidental. Na medicina ocidental, ela está envolvida primariamente com os ossos e o crescimento das células sangüíneas. Na fisiologia chinesa, a medula é derivada diretamente da essência qi e é a fonte das células cerebrais. Deficiências na essência vital ou na medula podem gerar casos de deficiência mental.

Os rins também são considerados, por filtrarem todos os líquidos corporais, a fonte de energia yin e yang para todos os outros órgãos. Assim, uma disfunção crônica nas funções renais pode potencialmente afetar qualquer outra parte do organismo.
Os rins são a fonte do qi pré-natal, que é herdado dos pais e interpretado como a constituição inata de uma pessoa. Em última análise, a saúde e força dos rins é o fator determinante mais importante na vitalidade duradoura de uma pessoa e em sua longevidade. Os sintomas de desequilíbrio nos rins incluem dores lombares, infertilidade, impotência ou desejo sexual excessivo, problemas urinários, fragilidade de ossos e dentes, zumbido ou surdez, edema ou asma.
Uma boa analogia para entender este qi é que quando somos fecundados "ganhamos geneticamente" uma "poupança de vitalidade" para usarmos ao longo da vida. Se, ao longo da vida retiramos pouco desta "poupança", evitando excessos e desperdícios e, ainda depositamos diariamente a "essência vital" abundante na natureza, a saúde e longevidade serão o prêmio. Mas, se a "esvaziamos" diariamente e, raramente repomos ou a enchemos, essa "poupança" vai se esgotando rapidamente e um desencarne doentio ou precoce pode ser esperado.
Os rins regem a audição, quando o meridiano dos rins (1 dos 12 canais de energia da Medicina Tradicional Chinesa) se abrem dentro do ouvido. Essa função tem grande significado clínico: as dificuldades de audição geralmente podem ser tratadas com a nutrição dos rins. A capacidade auditiva dos bebês é tida como subdesenvolvida devido à falta de maturação da energia do rim. As pessoas idosas são propensas a ter oscilações nos ouvidos (zumbido) ou audição prejudicada devido ao esgotamento do qi dos rins com o tempo.
Trabalhando em conjunto com o Rim, para a medicina chinesa a bexiga está intimamente relacionada aos sentimentos de desconfiança, rancor, ciúmes. Ela depende do Yang do Rim para realizar o processo de transformação do Puro e Impuro.
Beber pouca água também compromete o transporte de vitaminas e minerais para as células e dificulta o trabalho dos rins que filtram as toxinas do nosso organismo. Ingerir pouca água pode causa cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos.
Diante dessas informações, destaco 5 motivos para nós ingerir-mos bastante água:
1- Regula a temperatura corporal – Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.
2- Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares.
3- Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.
4- Emagrecimento – Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem nenhuma caloria.
5- Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.
A falta do elemento "água" na medicina chinesa também está relacionada com o medo e a inadaptabilidade
Personalidades Agua
A personalidade de água quando em equilíbrio transmite calma em seu olhar e introspectiva; a água mais escuta sobre os outros do que fala de si, as pessoas a sua volta nunca sabem ao certo sobre o íntimo da personalidade água (nuca sabe-se sobre uma briga em casa e muito menos o que se passa na cabeça de um elemento água). Uma personalidade verdadeira que te olha nos olhos dá conselhos e realmente se importa com você, é considerada uma pessoa muito companheira. Busca pelo duradouro, profundidade em seus sentimentos, muitas vezes ama calada. Não gosta de mudanças, como exemplo: faz sempre o mesmo caminho de volta pra casa, não gosta de explorar o novo.
O potencial da água é criação se dá muito bem em artes e manuais que dependem de imaginação, um trabalho que exija mais que isso pode descompensar uma personalidade água. Tem a postura de um filósofo, adora explicar e contar histórias. Bastante sético e espiritualista.
A água faz o que tem que fazer de forma objetiva (se gostar do que está fazendo), caso ao contrário se perde. Precisa fazer cada coisa no seu tempo, sem muita cobrança. Tem medo de falhas e se frustra ao perceber que perdeu o controle de sua vida. A instabilidade em sua vida gera um desequilibrio na sua determinação. Precisa de um equilíbrio e força do fogo, pois se a água parar a pessoa fica congelada no tempo, sem ação. Desta forma o elemento que combina com a água para fortalecê-la é o fogo, já o elemento que suga as energias da água é Terra (a terra precisa de água).
Nunca sabemos o que a água está pensando, um destaque do elemento água são o branqueamento dos cabelos. A água hora faz rio (tranquila) mas também pode fazer inundação, isto quer dizer que a água tem uma personalidade muito forte com isso quando o temperamento de água se irrita se assemelha muito a madeira, possui em seu interior o sentimento de vingança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário